Orgulho ou Gratidão?

“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.”
Jeremias 9:23-24
A mensagem de Deus ao profeta Jeremias toca num ponto fulcral do coração humano: o anseio por sabedoria, força e riqueza. A Palavra de Deus não condena esse desejo e ambição, pois faz parte da natureza humana querermos alargar os nossos conhecimentos, poder, bens e influência. A advertência do Senhor, pelas palavras do profeta, é que não coloquemos nessas coisas o nosso coração, nem nos esqueçamos de que, sempre que as alcançamos, elas são dádiva de Deus.
Os profissionais da saúde, de um modo geral, são reconhecidos pela sua inteligência e conhecimentos, possuem um enorme poder sobre a vida humana, e desfrutam de um nível de vida que lhes proporciona conforto e bem-estar. Devemos ser gratos ao Senhor por tudo isso, mas acima de tudo pelo privilégio de conhecermos o Deus vivo, que é justo e misericordioso.
A busca desenfreada pelo sucesso profissional, a avidez por bens materiais, e a ambição desmedida por poder e influência, levaram alguns médicos a sacrificarem a sua chamada e vocação no altar da fama, do lucro ou do poder.
Em vez disso, sejamos gratos pelas bênçãos de Deus e procuremos viver com simplicidade, celebrando o maior presente que podemos ter: Ele ser o nosso Salvador e Senhor.
Dr. Jorge Cruz
Imagem: Razvan Chisu via Unsplash