Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

Um coração bem disposto (Provérbios 17:22)

Um coração bem disposto é remédio eficiente

O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.”
Provérbios 17:22

Recordo um estágio de cirurgia no último ano do curso de medicina em que foi pedido que observasse uma senhora de 38 anos com um nódulo na mama. Nunca mais esquecerei a forma como estava aterrorizada com a morte depois de ter perdido a mãe a e irmã com câncer da mama num espaço de 5 anos. Ainda mais porque a visita daquele dia era para recolher o resultado da biópsia realizada algumas semanas antes que confirmava o diagnóstico de câncer. Nesta altura, eu não tinha nenhuma ideia de como deveria abordar um doente com uma doença terminal. Com surpresa minha, o encontro correu bem, a cirurgia foi agendada para a semana seguinte e ela foi internada para realizar exames adicionais.

No dia da cirurgia, quando entrava no bloco operatório, esta estava deitada na maca no corredor falando com o anestesista. Quando olhei para ela, podia ver o medo na sua face. Essa foi uma das poucas ocasiões em que fiquei sem palavras e demorei a trocar de roupa com esperança que já estivesse anestesiada quando regressasse. Sabe o que aconteceu? Ela ainda estava acordada. Eu não sabia como reagir e tudo o que consegui fazer foi sorrir. A cirurgia decorreu sem complicações. No dia seguinte ela pediu para voltar a vê-la no final do turno. Ela disse-me “você não faz ideia de como o seu sorriso antes da cirurgia me acalmou, ajudando-me a relaxar e a pensar que ia ficar bem.” Que Deus abençoe o seu trabalho.

Na preparação do nosso culto de dedicação, quando juramos servir a Deus com a nossa carreira médica, o meu mentor perguntou-me “Ainda vai ser um médico cristão quando, pelas 3 da madrugada, depois de um dia de muito trabalho, for chamado para atender um paciente alcoolizado que o insulta?” Eu espero estar à altura desses desafios ao preparar-me para ser um médico cristão.

Oração:Senhor, eu oro para que nos ajude a lembrar a nossa identidade em Ti, mesmo quando enfrentamos desafios no nosso dia a dia, no trabalho que nos chamou a fazer. Por favor, continua a elevar-nos acima das nossas circunstância e limitações humanas e assistir alegremente aqueles que confiaste ao nosso cuidado, em nome de Jesus, amém.

 

Augustin A. Lutakwa

Traduzido por Filipe e Cláudia Silva

Revisto por Lilian Calaim